Programa de leitura recreativa: efeito de dois procedimentos de treino com escolares de 4ª série do 1º grau

Autor: CASTRO, Maria Luisa U. de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1981 Orientador: Geraldina Porto Witter

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Psicologia, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Este estudo foi planejado com o objetivo de se verificar a viabilidade do emprego de um programa de Leitura Recreativa, baseado nas características do SPI, para alunos de escola pública. Além disso, procurou-se também verificar diferenças de desempenho face a dois procedimentos de treino em compreensão de leitura: técnica cloze e interpretação de textos. O programa, que compreendeu dez passos escalonados, em ordem crescente de dificuldade, desenvolveu-se em situação natural de sala de aula, perfazendo um total de 35 sessões de 50 min. cada, por três meses. Trinta e seis crianças de 4ª série do 1º grau, formaram o grupo de sujeitos-alunos, divididos em GC, GE1 e GE2, cada um com 12 alunos respectivamente, e na faixa etária de 8 a 14 anos. Um outro grupo - o do sujeitos-monitores - foi formado por 7 alunos de 8ª série do 1º grau, da mesma escola, com idades entre 13 e 14 anos. O grupo GE1 foi treinado com o procedimento cloze; o treino dado ao GE2 foi com exercícios de interpretação de textos, comumente usados nas escolas. O GC recebeu apenas o treino comum, convencional, ministrado em aulas, dado pela professora. Os resultados obtidos indicaram que o treino não foi totalmente eficaz para fazer com que o desempenho dos grupos experimentais superasse o desempenho do grupo de controle. Foi possível também verificar que o emprego de cursos especializados, nas condições em que este se desenvolveu, deve se basear em treino anterior de habilidades básicas de leitura, uma vez que o sucesso desta tecnologia depende de repertórios bem instalados de leitura e de estudo.

Fonte: Tese