A Leitura como Forma de Luta Contra a Exclusão Social: Um Estudo de Caso Sobre o PROLER Carcerário

Autor: CERQUEIRA, Márcia Santos

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1997 Orientador: Ana Maria Saul

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Esta dissertação, atestando que a exclusão social efetivamente existe, apresenta e discute a leitura como um fator de inclusão e, utilizando o estudo de caso etnográfico como procedimento de investigação, busca fundamentar esta afirmação. A investigação foi realizada no município de Vitória da Conquista, situado na região sudoeste do Estado da Bahia, e teve como cenário o trabalho de promoção da leitura de PROLER Carcerário - um dos vários projetos de PROLER/UESB. Na investigação, foi possível identificar pessoas que estão se constituindo em leitores/escritores através desse projeto. Nesse grupo, um deles chama a atenção pelo fato de ter conseguido publicar um livro, mesmo estando detido no presídio, e esse leitor/escritor constituído foi o foco da análise por, de certa forma, representar o ideal da luta dos excluídos por sua inclusão social. Utilizando a entrevista semi-estruturada como principal estratégia para recolha de dados, foi possível, na análise da investigação, discutir a relação entre a pobreza, o analfabetismo e a exclusão social. Apontar a leitura como facilitadora do processo de inclusão social e perceber, na fala do interlocutor, elementos que apontam a leitura numa perspectiva de inclusão social e do resgate da cidadania. Acentuando a importância de se discutir a temática da exclusão social e das políticas públicas na educação, o texto acentua o papel da universidade nesse processo.

Fonte: PUC-SP