Leitura e cidadania: a formação do leitor crítico

Autor: CERRI, Maria Stella Aoki

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1998 Orientador: Isabel Franchi Cappelletti

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Instituição: PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Este trabalho tem como tema a leitura e pretende desvelar o processo de formação do leitor-crítico, na escola do Ensino Fundamental. Para isso, recupero a minha formação como leitora, revendo a trajetória, enquanto educadora e pesquisadora. Destaco episódios da experiência vivenciada em um grupo de pesquisa, cujos objetivos consistiram em estudar os tipos de textos que circulavam na escola e como se davam as produções de textos e leituras. Procuro explicitar as relações estabelecidas entre professores e alunos, com a leitura no cotidiano do trabalho escolar. A leitura é produzida no processo de interação, de diálogo com o outro, dentro de contextos específicos. É o exercício de uma teorização das experiências como construtora do conhecimento. Esta pesquisa indica que a formação de leitores críticos não acontece de um momento para o outro; ao contrário, dá-se ao longo da vida pessoal e profissional. Mostra ainda que não acontece por acaso; ao contrário, ocorre numa ação pedagógica que privilegia a interação dialógica. Assim, o estudo propõe um trabalho pedagógico que privilegie o processo de produção da leitura por alunos e professores, dentro de suas condições concretas.

Fonte: PUC-SP