Compreensão da leitura na terceira série do primeiro grau: prática e produto

Autor: CHRISTÓFOLI, Maria Conceição P.

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1986 Orientador: Délcia Enricone

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, PUC-RS Cidade/Estado: RS

Descrição: Aborda o ensino da leitura e seu produto - a compreensão. A investigação do tipo ex post facto verifica a relação existente entre a compreensão da leitura e a prática proposta no seu ensino-aprendizagem. A amostra inclui 352 sujeitos que cursam a 3ª série do 1º grau e seus professores, distribuídos em duas escolas - uma particular e outra estadual. Há uma relação significativa entre as atividades propostas para o ensino da leitura e os resultados obtidos na investigação da compreensão da leitura na escola, uma vez que alguns fatores, como maior tempo dedicado à leitura, adoção de diferentes tipos de textos e atividades variadas para a exploração do êxito parecem interferir. Constata-se, ainda, que algumas práticas docentes com relação à leitura, à repetição mecânica de um texto, podem ser desfavoráveis ao seu desenvolvimento.

Fonte: CD-ROM da ANPED