O leitor não-leitor: o texto como espaço de ruptura

Autor: COELHO, Maria Auxiliadora

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1985

Foco Temático: Sem foco

Instituição: UFMG Cidade/Estado: Belo Horizonte/MG

Descrição: No bojo dessa proposta de trabalho delineou-se como questão o texto literário, enquanto objeto da prática de leitura no 2º grau. Entre a prática e o objeto, recortou-se a figura do leitor, sujeito da pesquisa, a quem se dirigirem perguntas em forma de entrevistas e questionários, focalizando entre outros aspectos,a leitura de três obras específicas: A morte de Quincas Berro d'Água, de Jorge Amado; Reflexões do baile, de Antonio Callado; Rosinha, minha canoa, de José Mauro Vasconcelos. Tomando como pressuposto o fato de que esse leitor, como alguém que sabe ler, muito pouco atualiza ou vivencia essa habilidade, esbouçou-se a pergunta sobre o lugar desse leitor no texto literário e sobre qual seria o papel desse texto na comunicação com o leitor. Centrado na relação texto-leitor, o trabalho aponta, entretanto, para a prática escolar de leitura, e daí, para a figura do professor, enquanto elemento mediador entre o texto e o leitor-aluno. Define-se, então, uma dinâmica de leitura em que atuam, de um lado, autor/professor; de outro, leitor/aluno. Quanto aos comentários relativos à atuação do professor, há que se observar o fato de que se considera, aqui, o professor como mediador na aproximação do leitor-aluno ao texto: sua atuação inscreve-se num tecido de valores e critérios representativos de uma instância que não é a do leitor, fazendo-se por isso, uma mediação autoritária - o que invariavelmente fica velado pelas próprias contradições do contexto escolar enquanto instituição. Não me refiro ao professor, na terceira pessoa, mas a nós, e os comentários desenvolvidos fazem destas páginas o que elas, realmente foram, em diferentes momentos da sua elaboração: uma reflexão sobre o que se encobre e se descobre em nosso trabalho com a leitura da literatura e o que existe como possibilidade face a esse trabalho, tendo em vista um redimensionamento da interação textual, levando-se em consideração a perspectiva do autor.

Fonte: Tese