Leitura e cidadania: a formação de crianças leitoras em uma escola pública municipal

Autor: COELI, Thelma Lopes Martins

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1997

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, PUC-Campinas Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: Este trabalho teve como objetivo colher informações a respeito da formação de leitores em uma escola que atende alunos oriundos de grupos populares.Para isso, foram realizadas entrevistas com um grupo de professores especialistas, tendo também sido usados questionários para os dois primeiros grupos. O movimento de livros retirados por empréstimo da biblioteca escolar também foi registrado. Os dados foram lançados em tabelas ou agrupados nos temas que compuseram o trabalho, a partir das contribuições teóricas dos autores selecionados. A abordagem escolhida foi a qualitativa. A escola é uma instituição formadora do cidadão que, numa sociedade em mudança, exige do indivíduo um processo de formação contínua, tanto para a atuação profissional, quanto para a participação política. Nesse processo é necessária a formação de um leitor que possa usar a leitura para buscar informações, ampliar experiências e usufruir do prazer que ela proporciona.Escola e família se constitui em instituições formadoras de leitores. Mantendo a escola selecionada uma biblioteca funcionando regularmente, partiu-se do pressuposto de que ela seria indicada pelos alunos que participavam da pesquisa e que pertenciam às classes de primeira a quarta séries, como a instituição que mais os incentivava à leitura. A surpresa revelada foi o anúncio da família como fonte motivadora da criança, ainda que esse anúncio exija um aprofundamento posterior.Na escola, a promoção de vários eventos concorre para a imersão do aluno na cultura em suas diversas manifestações e pode proporcionar oportunidades de contato da criança com textos diversificados. Na sala de aula, algumas práticas usadas pelos professores não promovem a formação de leitores, mas outras, mais favoráveis, já são introduzidas, indicando um processo de mudança. A atitude da maioria dos alunos frente à leitura, aponta para um processo de formação de leitores. Eles freqüentam a biblioteca, declaram gostar de ler e as respostas dadas sugerem uma relação prazerosa com a obra literária, gênero que propicia a formação de leitores. A generalização de práticas favoráveis ao processo de formação de leitores depende, entre outros requisitos, de professores leitores, com boa formação e atualizados. Também os encontros para discussão da prática, o preparo das aulas e a elaboração de um projeto pedagógico têm sido indicados como propiciadores de mudança. Apolítica pública de educação implementada pode favorecer essa mudança. Dificuldades na freqüência do programa de formação continuada oferecido e mudanças do pessoa docente e administrativo têm dificultado o aproveitamento dos recursos disponíveis.

Fonte: Tese