Leitura como processo de compreensão e de interpretação: O Príncipe e seus leitores

Autor: CORTINA, Arnaldo

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1994 Orientador: José Luiz Fiorin

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Objetiva comprovar que o processo de leitura de textos escritos se faz por um leitor historicamente determinado que leva em conta as relações intradiscursivas de constituição de sentido. Por isso, o processo de leitura está subordinado tanto às coerções estruturais do texto quanto às coerções históricas que incidem sobre o leitor. Inicialmente, este trabalho discute perspectivas e modalidade de leitura, bem como aspectos do ato de ler. Para a análise do processo de leitura são distinguidos os procedimentos compreensivos e interpretativos. Em segundo lugar, aborda a tipologia de textos com o propósito de verificar em que medida, dependendo do tipo de texto, são desencadeados diferentes procedimentos de leitura. Com o intuito de verificar, em que medida um mesmo texto pode dar margem à leitura distintas, foi escolhido o "Príncipe" de Nicolau Maquiavel e várias de suas leituras na história. Num primeiro momento este trabalho procura apresentar uma visão histórica e estrutural do texto maquiavélico, para num segundo momento, observar as diferenças e semelhanças existentes nos vários textos que se propõem a interpretar a obra de Maquiavel. Conclui-se que o que possibilitou as diferentes leituras do texto do autor florentino são tanto possibilidades oferecidas pelo discurso quanto as condições históricas em que a leitura se realizou.

Fonte: UNIBIBLI