Leitura em ambiente multimídia e a produção de inferências

Autor: COSCARELLI, Carla Viana

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1999 Orientador: Marco Antonio Rodrigues Vieira

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Letras, UFMG Cidade/Estado: MG

Descrição: O presente trabalho examina a influência da imagem na produção de inferências, e, conseqüentemente, na compreensão, na leitura de textos informativos. Os computadores estão em toda parte e começam a participar das atividades escolares. No entanto, há muitos programas tidos como educativos em que nada colaboram para o desenvolvimento de habilidades cognitivas do usuário. Muito se fala e se faz em multimídia, mas pouco se sabe sobre seus reais efeitos na aprendizagem. Por isso, resolveu-se verificar a influência da imagem na leitura, focalizando a interferência delas na produção de inferências, que é uma operação de suma importância no processamento de texto. Para verificar essa interferência da imagem na produção de inferências, foi feito um experimento no qual os informantes leram textos na presença e na ausência da imagem e tiveram como tarefas recontá-los por escrito - imediatamente após a leitura de cada um deles ou depois de responder a um questionário com perguntas pessoais - e depois responder, também por escrito, a algumas perguntas sobre os textos (pós-teste). As inferências produzidas pelos informantes foram classificadas considerando-se três traços: conectivas ou elaborativas, locais ou globais, intratextuais ou extratextuais. A análise das inferências presentes nas produções feitas pelos informantes detectaram influência positiva da imagem nos casos de inferências conectivas e não indicaram influencia dela nos demais tipos de inferências. A análise das respostas do pós teste não identificou influência da imagem na quantidade de respostas certas ou erradas para cada pergunta, mas mostrou que há uma forte tendência de a imagem influenciar o tipo de resposta nos casos em que a imagem e textos se completam, em oposição aos casos em que há redundância de informação nesses dois estímulos. A partir desses resultados, pode-se concluir que a imagem, que ilustra e completa o texto, contribui positivamente na compreensão dele uma vez que leva o leitor a gerar mais inferências conectivas, que são imprescindíveis à compreensão do texto. No entanto, pata a otimização da combinação desses dois estímulos, é preciso que texto e imagem ofereça ao leitor informações complementares.

Fonte: Tese