Problemas de compreensão de leitura em alunos universitários: um estudo exploratório

Autor: COSTA, Lúcia de Fátima Araújo Calado da

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1998 Orientador: Lúcia Browne Rego

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia, UFPE Cidade/Estado: Recife/PE

Descrição: O presente estudo teve como objetivo investigar em caráter exploratório as dificuldades de compreensão de textos em alunos universitários, examinando os diversos processos cognitivos que segundo Perfetti, Marron e Foltz (1996) e Oakhill, Cain e Yuill (1994) posem ser fontes de dificuldades de compreensão.A amostra consistiu de 30 estudantes universitários divididos em dois grupos: bons e maus compreendedores. O critério inicial para divisão dos grupos foi a 1ª Avaliação Escolar da disciplina de Português I e, posteriormente, para a comparação dos resultados foi sugerido um segundo critério de divisão, a arvore da classificação (uma classificação feita por um programa informatizado de dados).Visando identificar o que os diferenciava, ambos os grupos foram investigados em uma série de tarefas , respondidas oralmente em sessões individuais, que avaliaram os seguintes processos: léxicos, sintáticos, inferênciais, de monitoramento e de processamento da memória de trabalho, bem como, sobre a interferência do conhecimento do vocabulário e do assunto tratados no texto, na compreensão de leitura. Após a realização das tarefas, os grupos foram comparados através de testes estatísticos apropriados.Os resultados obtidos neste estudo demonstraram que os problemas de compreensão, apresentados pelos maus compreendedores se concentraram principalmente no domínio do conhecimento específico (incluindo o conhecimento do vocabulário como parte deste domínio).Tais resultados sugerem que a Escola deve intensificar as atividades de leitura para ampliar o universo cultural dos alunos; bem como procurar, mais ativamente, ajudar os estudantes maus compreendedores de texto, através do ensino de estratégias que possam auxilia-los a desenvolver uma melhor compreensão dos textos escritos.

Fonte: Tese