Proposta de ensino de leitura para o desenvolvimento de três habilidades básicas ao nível de 4ª série do 1º grau

Autor: COSTA, Maria das Graças Pinheiro da

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1988 Orientador: Lyra Paixão

Foco Temático: Sem foco

Instituição: Faculdade de Educação, UFRJ Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Descrição: Propõe um programa de para ensino de três competências básicas em leitura: a) identificar o significado de palavras retiradas de textos; b) identificar pormenores constantes de textos; c) identificar a idéia central de textos escritos. O programa baseou-se na teoria psicogenética de Piaget e em princípios da psicolingüística, sóciolingüística e nas características de competência básica de ensino e medida. No desenvolvimento do programa foram identificadas competências intermediárias para cada uma das competências terminais, e estratégias de ensino foram recomendadas para serem dominadas pelos alunos. Em sua forma final, o Programa foi organizado em 4 partes: pressupostos, objetivos, unidades programáticas e avaliação.

Fonte: CD-ROM da ANPED