Leitura como prática discursiva

Autor: COSTA, Rita de Cássia Maia e Silva

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1989 Orientador: Euzi Rodrigues Moraes

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Centro Pedagógico, UFES Cidade/Estado: Vitória/ES

Descrição: Trabalho teórico-prático desenvolvido a partir de caso realizado numa escola pública, em classe de 3ª série. Objetivou conhecer o processo de significação construído durante a prática de leitura. A concepção de leitura adotada fundamenta-se nos princípios de Análise do Discurso, que definem a leitura como um processo, através do qual autor e leitor interagem e produzem significados, na relação que se estabelece entre o texto e o contexto histórico-social. Os dados coletados por meio da observação, da análise de conteúdo e das entrevistas com a professora demonstraram as representações sociais construídas no processo de leitura, assim como as relações intertextuais e contextuais que permeiam esse processo num movimento dialético de leitura e escritura. A análise e a interpretação desses dados evidenciam algumas contradições e a ambigüidade do processo observado, no qual a paráfrase e a polissemia se alternam e refletem o problema de formação profissional e da consciência política do professor. Tomando a dimensão dialógica e interdiscursiva do processo de leitura naquela classe, esse trabalho aponta para a necessidade de leitura como prática discursiva, onde as relações sociais e históricas sejam explicitadas e onde o prazer e a descoberta possibilitem à criança gostar de ler e escrever.

Fonte: CD-ROM da ANPED