A escolarização da linguagem visual: uma leitura dos documentos ao professor

Autor: COUTO, Ronan Cardozo

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 2000 Orientador: Aparecida Paiva

Foco Temático: Texto de Leitura em Circulação na Escola

Instituição: Faculdade de Educação, UFMG Cidade/Estado: Belo Horizonte/MG

Descrição: Este trabalho teve como objetivo estudar a escolarização da linguagem visual, percebendo sua inserção no discurso oficial que norteia o ensino fundamental e em materiais didáticos, assim como suas concepções teóricas. Na construção do conhecimento, a visão, permeada pela cultura e pelo momento histórico pessoal e social, não é apenas espontânea: o próprio pensar nela se refletem. Realizamos a análise documental nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Ensino Fundamental, em especial nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte publicados em 1997 e 1998, e nos livros didáticos A Arte de Fazer Arte (1999) e Aprendendo Arte (2000). A investigação sobre a linguagem visual e a inserção desse saber no ensino fundamental constrõem esse argumento e convidam a refletir sobre novos saberes, no momento em que as metodologias do ensino da arte enfatizam a leitura e apreciação da imagem visual como um de seus importantes conteúdos específicos e a arte contemporânea prioriza a instrumentação do olhar como uma de suas ações num mundo inflacionado de imagens.

Fonte: INEP