Modos de ver a leitura: o filme na prática escolar

Autor: CURY, Maria Catarina

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1995 Orientador: Else B. Marques Valeo

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Biblioteconomia, PUC-Campinas Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: Trata - se de um estudo sobre a análise da leitura tendo em vista a utilização do filme como objeto artístico de cultura e como recurso didático no contexto escolar. Para tanto, foram entrevistados professores de escola de 1º e 2º graus da rede pública do estado de São Paulo. A partir da análise dos discursos dos docentes, objetivou-se conhecer os modos de utilização do filme e seus desdobramentos com relação ao trabalho com a leitura no ensino escolar. As categorias de análise do discurso revelaram do ponto de vista metodológico uma leitura descritiva, uma perscrutória, uma interpretativa e exploratória, não apenas linear. Do ponto de vista da formação do leitor revela-se a importância da biblioteca no contexto escolar como centro para disseminar a informação e como instituição mediadora em processo direcionado a formar leitores.

Fonte: Tese