Uma proposta de estudo, visando a facilitação da aprendizagem: aula de leitura após sessão de relaxamento

Autor: D'ALBUQUERQUE, Sonia Maria

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1993 Orientador: Sérgio Goldenberg

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, UNICAMP Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: Verifica se a aprendizagem da leitura seria facilitada quando ensinada imediatamente após ter sido o aluno preparado por meio de exercícios de relaxamento. Foi desenvolvido durante o primeiro bimestre de 1992, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Goiás e no Liceu de Goiânia, ambos nesta capital. Testaram-se quatro grupos de escolares de ambos os sexos da 5ª série do primeiro grau com idade variando entre dez e treze anos. Os grupos experimentais foram submetidos a exercícios de relaxamento, imediatamente seguidos da aula de leitura. Os grupos de controle tiveram somente aula de leitura. Todos os grupos foram avaliados no início e no final do bimestre, através de teste tradicional e através da técnica Cloze. Verificou-se que os grupos submetidos ao tratamento (relaxamento antes da aula de leitura), apresentaram melhor rendimento que os grupos de controle não submetidos.

Fonte: CD-ROM da ANPED