Histórias de leitura na vida e na escola: uma abordagem lingüística, pedagógica e social

Autor: DALLA ZEN, Maria Isabel Habckost

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1997

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Instituição: Faculdade de Educação, UFRGS Cidade/Estado: Porto Alegre/RS

Descrição: Estudo realizado com o objetivo de investigar como se dá a prática de leitura na sala de aula e fora dos limites escolares em classes populares.A pesquisa iniciou-se com observações em uma sala de aula de escola pública da rede estadual e entrevistas com alunos de quarta série e a professora regente da classe.Incluiu a análise de como se desenvolviam as atividades de leitura, bem como identificou a concepção da professora sobre o ler e o escrever e as reações dos alunos frente às tarefas propostas. Através de observações participativas, o trabalho procurou captar categorias de interesse dos participantes em suas interações com a leitura em diferentes situações de aprendizagem.A partir de entrevistas com famílias dos alunos, procurou conhecer o espaço onde o trabalho intelectual é produzido quando os alunos não estão na escola e em que condições isso acontece, como também constatou alunos de seus valores , crenças e estratégias de sobrevivência.Quanto a metodologia, o estudo constituiu-se numa abordagem qualitativa de pesquisa, na perspectiva da etnografia da sala de aula. O estudo de caso permitiu mostrar como se dá a relação entre leitura, escola e vida, identificando as condições de produção de leitura naqueles espaços culturais, bom como valores atribuídos à mesma por indivíduos de classes populares.

Fonte: Tese