A dinamização da leitura na biblioteca da escola
Autor: DIOS, Cyana Maria Leahy
Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1989 Orientador: Célia Lúcia Monteiro de Castro
Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias
Instituição: Faculdade de Educação, UFF Cidade/Estado: Niterói/RJ
Descrição: Pesquisa de caráter sócio-econômico-cultural, realizada através de questionários aplicados a 210 alunos de 4ª série de escolas com e sem biblioteca ativa, e a 40 professores de primeiro segmento do 1º grau. A pergunta básica ao elaborar os questionários foi: "quem são esses alunos/professores, como vêem os fatos sociais do mundo moderno, como percebem o ato de ler?". Acompanham a pesquisa justificativas lingüísticas-cognitivas, psicológicas, sociológicas, baseadas na observação, no convívio, na produção oral e escrita dos companheiros da biblioteca. Procurou-se respaldo teórico em autores com David Crystal, Mattoso Câmara, Magda Soares (aspecto lingüístico), Bruno Bettelheim, Cecília Meireles (psicológico), F. Gutierrez, Ezequiel Teodoro da Silva, Paulo Freire (sociológico) e outros citados na bibliografia. Concluiu-se com alguns pontos destinados à reflexão dos interessados em educação, leitura, criança e temas afins.
Fonte: CD-ROM da ANPED