Estudos em relações de equivalência: uma contribuição à investigação do controle por unidades mínimas na aprendizagem de leitura com pré - escolares

Autor: D'OLIVEIRA, Maria M. Hubner

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1990 Orientador: Maria Amélia Matos

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Psicologia, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Analisa a aquisição do controle por unidades verbais mínimas no aprendizado de leitura, via o paradigma de equivalência. Os sujeitos da pesquisa são pré-escolares que em dois estudos aprendem a selecionar três desenhos e três palavras impressas diante do nome oral, correspondente, em Matching To Sample. Demonstraram em seguida, sem treino, o pareamento das figuras com as palavras impressas e vice-versa. Os sujeitos selecionam, então, três novas palavras (recombinações de sílabas e/ou letras aprendidas) diante dos novos desenhos e vice-versa. Os resultados do estudo 1 indicam alguma transferência de equivalência e um controle parcial por unidades mínimas mas, no estudo 2, os sujeitos não demonstraram esses controles apesar de treino e testes adicionais. Após treino de equivalência entre novas palavras e conceitos os sujeitos foram testados com um segundo conjunto de novas palavras. Um dos sujeitos demonstrou controle pelas unidades mínimas desse segundo conjunto. Sugere que um aumento no número e na variação de posições das unidades mínimas é relevante na aquisição desse controle. Testes de nomeação oral dos estímulos indicam que não é necessária e nem suficiente para a formação de equivalência e nem indicativa dos controles por unidades mínimas observado em sistema de Matching.

Fonte: UNIBIBLI