Das estratégias de leitura às operações enunciativas: a modalidade
Autor: DOTA, Maria Inez Mateus
Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1994 Orientador: Letícia Marcondes Rezende
Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura
Instituição: Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP Cidade/Estado: Araraquara/SP
Descrição: Este trabalho objetiva investigar a utilização de estratégias no processo de leitura, tendo como finalidade uma proposta de ensino que facilite as atividades dos aprendizes em língua inglesa. Baseia-se na hipótese de que a experiência de um leitor em sua língua materna poderá ser aproveitada ao tratar com a língua estrangeira.Desenvolve um estudo sobre o processo de compreensão, buscando fundamentação teórica tanto nos modelos anglo-americanos de leitura, embasados na psicolingüística, como no modelo de Culioli, uma teoria da linguagem de origem francesa.Verifica, empiricamente, com um grupo de alunos que acaba de ingressar na universidade, as instruções sobre leitura recebidas até então, os procedimentos empregados no processamento de textos em L1 (português) e L2 (inglês) e as dificuldades encontradas na compreensão de L2.Analisa os dados coletados e, em função do baixo índice de instrução apontada/estratégias utilizadas e, tendo como parâmetro uma taxionomia de estratégias colocada aos informantes, apresenta proposta de ensino de leitura em L2.Descreve, nessa proposta, tento estratégias de leitura que exploram o conhecimento de mundo que o aluno possui, como aquelas que enfocam as marcas léxico-gramaticais do texto, decorrentes de operações generalizáveis no plano da linguagem.Sugere, finalmente, a partir de operação de modalização, comum tanto ao português como ao inglês, trabalho prático com textos, visando contribuir para o aprimoramento de ensino de leitura em língua inglesa.
Fonte: Tese