As condições de leitura e de produção de respostas em atividades de interpretação de textos na sala de aula
Autor: ERAS, Edilene
Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 2000 Orientador: Maria da Graça Costa Val
Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática
Instituição: Faculdade de Educação, UFMG Cidade/Estado: MG
Descrição: Analisa as condições de leitura e de produção de respostas em atividades de interpretação de textos no contexto da sala de aula. Para análise dos dados, tomaram-se como referência estudos de inspiração bakhtiniana, que entendem que a linguagem é constitutiva das relações humanas e, por isso, do pensamento do sujeito, concebido como constituído historicamente. A intenção foi apontar para a necessidade de aprofundamento das discussões sobre essas práticas de leitura e, desse modo, oferecer elementos que possam ser convenientes para os educadores pensarem a formação escolar e como ela pode influenciar em sua prática em sala de aula a partir das atividades de leitura com interpretação de textos.
Fonte: INEP