O professor de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental como mediador entre o aluno e a leitura: um estudo realizado no município de Porto Velho
Autor: ESTÁCIO, Gisele de Araújo Gouvêa
Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 2000 Orientador: Maria Regina Maluf
Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor
Instituição: Instituto de Psicologia, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP
Descrição: Este estudo exploratório investigou o papel do professor como mediador entre o aluno e a leitura. Os sujeitos foram 37 professores de 3a e 4a séries de oito Escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Velho. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas com o objetivo de investigar aspectos relacionados à formação inicial dos professores, tempo de experiência docente, trabalho do professor no âmbito da leitura em sala de aula, modalidade desses recursos, importância e utilização da Biblioteca no incenitovo à leitura, condição de leitor do professor. Os resultados indicaram que no âmbito da formação inicial, a maioria dos professores não recebeu uma formação específica sobre leitura. No âmbito da prática docente a maioria dos professores utiliza o livro didático em sala de aula. Outros portadores de texto mais utilizados pelos professores são os livros de literatura infantil, jornais, revistas de informações gerais, gibis e poesia. Os professores utilizam a Biblioteca Escolar, embora se refiram ao fato de que esta não esteja suficientemente aparelhada com acervo que facilite o exercício da leitura. Com relação aos elementos que contribuem para o incentivo à leitura, os professores reconhecem que a família e a escola podem colaborar, efetivamente, para incentivar nas crianças o gosto pela leitura. Quanto à formação, os resultados demonstraram que os professores lêem pouco, dedicam pouco tempo à leitura e aspiram por uma formação em curso superior. Os resultados apontam para a necessidade de incluir nos currículos dos cursos de formação docente discussões sobre a importância da leitura, tanto para eles quanto para a formação de seus alunos.
Fonte: DÉDALUS-USP