A educação infantil e a formação do leitor
Autor: FACCHINI, Luciana
Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1996
Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias
Instituição: Faculdade de Educação, PUC-RS Cidade/Estado: RS
Descrição: Identifica os fatores que influenciam na formação do leitor antes do seu ingresso na educação formal, bem como efetuar um levantamento do percentual de crianças que dominaram o código da escrita ate a idade de seis anos nas diversas redes de ensino do Município de Porto Alegre em 1994. A metodologia do trabalho empregada caracterizou-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa e foi estruturada em duas fases. A primeira consistiu na analise dos objetivos atribuídos a educação infantil e sua relação com a leitura, através das respostas de 129 escolas ao questionário de pesquisa. A segunda fase consistiu na análise de conteúdo de entrevistas realizadas com os professores das escolas que apresentaram maior percentual de alunos leitores na pré-escola, além de depoimentos dos pais dessas crianças. Os resultados da pesquisa revelam que mais de 7 por cento dos alunos saíram da pré-escola lendo. Os fatores identificados como influentes no processo de formação destes leitores foram a interação social, através do estabelecimento de um forte vinculo afetivo e do convívio com leitores mais experientes, da organização propicia do ambiente para a realização da leitura, alem da intervenção sistemática e intencional da escola e da família.
Fonte: CD-ROM da ANPED