Leitura e consciência - princípios para uma leitura escolar pedagógica
Autor: FERAZZA, José Lourival
Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1986 Orientador: Francis Henrik Aubert
Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática
Instituição: Faculdade de Educação, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP
Descrição: Procura estabelecer alguns princípios pedagógicos para a atividade da leitura desenvolvida no âmbito escolar. No primeiro capítulo, faz-se uma análise das relações entre linguagem, política e ideologia. Nessa análise, deu-se destaque às funções da escola e da leitura dentro do processo pedagógico-ideológico-político. No segundo capítulo, faz-se, para ulterior utilização, uma análise dos princípios pedagógicos de Paulo Freire quanto aos aspectos filosófico, epistemológico e metodológico. No terceiro capítulo, inicialmente, faz-se um levantamento do perfil médio da expectativa da atividade de leitura num universo de duas classes concluintes do curso de segundo grau e uma verificação da relação entre essa expectativa e a realização concreta da atividade de leitura escolar relatada em outras pesquisas publicadas. Em seguida, buscou-se estabelecer algumas formas de levantar critérios para uma bibliografia a ser utilizada numa atividade de leitura escolar funcional sistemática. A seguir, elaborou-se um esboço exemplificativo da aplicação prática dos princípios freirianos e atividades de leitura concreta. Na conclusão estão arrolados 12 princípios pedagógicos gerais, levantados a partir do texto que deve orientar a aplicação prática desta proposta.
Fonte: CD-ROM da ANPED