Leitura e compreensão de textos: ponte para o saber - uma proposta didática

Autor: FERNANDES, Jaci Correa

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1986 Orientador: Balina Bello Lima

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, UFRJ Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Descrição: O objetivo foi construir e validar uma proposta didática para o ensino de língua portuguesa, enfatizando e realçando a técnica da leitura, com vistas a efetiva compreensão de textos. O estudo foi realizado em 4 meses, com início nos primeiros dias do segundo semestre letivo do ano de 1985, e terminou na segunda quinzena de dezembro do mesmo ano. Participaram 45 alunos de 7ª série de uma escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, localizada na zona rural. O caminhar didático distribuiu-se por 4 momentos. O primeiro constou de integração aluno/professor, esclarecimentos sobre o objetivo do curso, arrumação da sala de aula; o segundo, foi dedicado à leitura propriamente dita (silenciosa, auditiva e oral), seguida do levantamento dos campos semântico e sintático do texto; no terceiro momento, ocorreram os debates orais, que levavam a conclusões e proposições de trabalhos, considerando-se este último como o quarto momento. O instrumento utilizado foi um teste sobre dois textos em língua portuguesa - um extraído da literatura brasileira e outro do cancioneiro popular brasileiro - seguido de 20 questões de múltipla escolha. A validação do instrumento esteve a cargo de especialistas em língua portuguesa e em educação. Quanto à fidedignidade, foi obtida através da aplicação do teste-reteste a uma amostra alheia ao estudo, porém de características semelhantes aos sujeitos da pesquisa, encontrando-se o índice de 0,89. Apurou-se que a proposta didática foi válida, pois o pós-teste revelou um ganho significativo em relação a média do pré-teste. Por outro lado, os alunos mantiveram-se motivados e revelaram atitudes positivas em todos os trabalhos. A sugestão mais importante do estudo é a utilização da leitura no ensino da língua portuguesa como técnica prioritária.

Fonte: CD-ROM da ANPED