Práticas de leitura na escola: um estudo entre professores envolvidos no programa construindo o sucesso escolar - classes de aceleração da aprendizagem

Autor: FERNANDES, Maria Onilma Moura

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1999 Orientador: Mirian de Albuquerque Aquino

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: UFPB Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Descrição: Trata-se de uma pesquisa de Mestrado, constituindo-se num debruçar sobre o fenômeno da prática de leitura na rede de ensino municipal de João Pessoa, inicialmente nas séries iniciais do ensino fundamental. O estudo inspira-se nas formulações teóricas empreendidas por Orlandi (1987/1999) sobre as concepções de linguagem, leitura, texto e leitor, as quais nos ajuda a compreender que a leitura é produzida em condições determinadas em um contexto sócio-histórico o qual deve ser levado em conta quando se tenta entender os vários significados com que se toma a leitura , podendo ocorrer uma multiplicidade de sentidos atribuídos ao texto. Para subsidiar o arcabouço metodológico traçado nessa investigação, recorremos a alguns elementos da Análise do Discurso especificamente no que tange às reflexões acerca do Discurso Pedagógico. Mediante o Discurso Pedagógico dos professores envolvidos no referido programa buscamos compreender os sentidos atribuídos então à prática de leitura e as conseqüências que daí recorrem. Ao empreender a análise das performances discursivas dos interlocutores desta pesquisa recorremos também aos postulados desenvolvidos por Foucault (1977) sobre as relações de poder, os quais forneceram importantes dados para a compreensão das questões de natureza ideológicas subjacentes à ação dos indivíduos. Valendo-nos também no momento da análise, das reflexões sobre textos desenvolvidas por Geraldi (1984/1991), entre outros. Esperamos nessa pesquisa revelar as condições concretas capazes de viabilizar ou não a instauração de um projeto de leitura na e pela escola, cuja perspectiva seja a produção de sentidos através de uma ação educativa que oportunize o caráter interativo e dialógico entre autor e leitor. Por não perder de vista que as transformações sócio-culturais e tecnológicas estão sobremaneira vinculadas à informação e conseqüentemente à cidadania, urge que se instaure uma política de leitura cuja implementação se dê de forma articulada entre escola e biblioteca.

Fonte: Tese