Caminhos de ler: por uma formação do leitor fluente e crítico em obras de literatura infantil e juvenil da vanguarda em língua portuguesa
Autor: FERREIRA, Marlene Barbosa
Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1999 Orientador: Maria Lúcia Pimentel de Sampaio Góes
Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática
Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP
Descrição: Por uma política de leitura para todas as idades. Refletindo sobre pontos e contrapontos da leitura no Brasil, principalmente quanto a pressão da escola sobre os alunos para que se tornem leitores à custa do contato com os clássicos, iniciado somente no Ensino Médio ou, quando muito, nas séries finais do Ensino Fundamental nesta dissertação são vislumbrados caminhos menos íngremes e mais prazerosos para a formação do leitor. Dentre os muitos projetos de leitura desenvolvidos desde 1969, principalmente na rede estadual de ensino. Com algumas entradas na rede particular, a autora descreve "Brincando no Arco-íris" partindo da visão de leitura como jogo, como atividade livre, espontânea e prazerosa passando pela formação do Professor leitor, com propostas de análise de algumas obras da literatura infantil de vanguarda em língua portuguesa, ancorando na proposta para a formação do Aluno Leitor.
Fonte: DÉDALUS-USP