Leitura de histórias de leitura

Autor: FERREIRA, Norma Sandra de Almeida

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1994 Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Instituição: Faculdade de Educação, UNICAMP Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: Este trabalho procurou centralizar a reflexão sobre o ato de ler concretamente na sala de aula. Algumas questões nortearam essa pesquisa sobre o processo constitutivo da leitura na perspectiva do próprio educando: Quem é esse aluno construído em seus discursos? Que marcas contraditórias e/ou conservadoras esse leitor constrói quando nos fala sobre sua relação com a leitura na escola? Que marcas neutralizadoras e/ou transformadoras podem ser lidas na formação do leitor em seus próprios discursos? Alunos de 5ª série e, posteriormente, os mesmos quando na 6ª série, construíram por meio de suas histórias de leitura manifestada em diferentes campos: concepção do ato de ler, socialização da leitura, circulação de livros, escolarização da leitura, formação do leitor. Ao lermos o modo pelo qual as idéias se constituíram, buscamos recuperar a relação autor com sua história, com outros textos, com outras histórias alteradas a cada leitura, a cada tempo. Por esse eixo ensino-aprendizagem, talvez, consigamos aprofundar um pouco o nosso entendimento sobre o que ocorre na sala de aula, tentando desvendar a trama do cotidiano, as (in)certezas, os óbvios do dia-a-dia e colaborar com a escola para que ela desempenhe de maneira mais competente e crítica o seu papel na formação do leitor.

Fonte: CD-ROM da ANPED