Dificuldades de compreensão de leitura: Análise comparativa da eficácia das estratégias de tomar notas e da imagem mental
Autor: FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde
Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1998 Orientador: Maria da Graça B. B. Dias
Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura
Instituição: Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia, UFPE Cidade/Estado: Recife/PE
Descrição: O propósito básico da aprendizagem da leitura é a compreensão. No entanto, muitas crianças e adultos alfabetizados falham para extrair significados de mensagens escritas e para construir uma representação textual adequada. Em vista disto, são muitos dos estudos que têm-se voltado para explorar a eficácia do treinamento de estratégias de auxílio a compreensão (e.g. Pressley, 1976; Oakhill & Patel, 1991; Dias, Morais & Oliveira, 1995). Porém em geral, esses estudos t~em tido o objetivo de investigar os benefícios e leimites de cada estratégia isoladamente.Neste estudo, entretanto, tem-se o objetivo de verificar e comparar o efeito do treinamento das estratégias de Tomar Notas e da Imagem Mental (Oakhill & Garbham, 1988) sobre a habilidade de compreensão entre cirnaças com dificuldade nesta área. Além disso, pretendeu-se avaliar o grau de benefício proporcionado por cada uma delas a cada nível específico de compreensão de leitura (muita e pouca dificuldade) em que se encontrava cada criança, assim como, a eficácia dessas estratégias para favorecer respostas às questões literais e inferênciais. Participaram deste estudo 171 crianças de ambos os sexos, com idade de 8 a 14 anos, das classes da 4ª série do 1º grau menor de escolas públicas e de classes da 3ª série do 1º grau menor de escolas particulares da cidade de Recife, sendo 60 selecionadas para participarem da 2ª fase do estudo.Os sujeitos foram classificados, na 1ª fase do experimento, em dois níveis de compreensão, muita e pouca dificuldade, e distribuídos aleatoriamenteem três grupos: dois grupos experimentais (GE1, GE2) e um grupo de controle (GC). Na 2ª fase, após a distribuição dos sujeitos, cada um dos grupos experimentais recebeu treinamento para usar uma das estratégias de auxílio à compreensão escolhidas para este estudo: o GE1 foi instruído a utilizar a atividade de tomar nota; e o GE2, a usar a estratégia da imagem mental. O GC não recebeu treinamento, mas foi instruído na 2ª fase, a ler e a responder às questões de compreensão. Os resultados obtidos após o treinamento, demostram uma performance signi
Fonte: Tese