Leitura crítica: "Mas isso faz parte do ensino da leitura?"- subsídios para a formação de professores de língua estrangeira

Autor: FIGUEIREDO, Célia Assunção

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 2000 Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Instituição: Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: A partir da consideração de insumos teóricos advindos de áreas como a etnografia de sala de aula, os estudos sócio-cognitivos de leitura, a sociolinguística interacional bem como de aspectos da conscientização crítica da linguagem, desenvolvi um estudo com alunos-professores formandos de um Curso de Letras acerca de sua relação com (o ensino d)a leitura crítica. O cenário foi parcialmente criado através de uma Oficina de Leitura Crítica optativa, por mim oferecida, e também por meio do acompanhamento da prática pedagógica desses participantes em um curso de leitura, em aulas por eles ministradas. Os instrumentos de pesquisa incluíram depoimentos escritos, orais, formais e informais dos participantes (incluindo o professor da disciplina) gravados em áudio e em áudio-vídeo, observação em campo, gravação de aulas em áudio-vídeo, diários e anotações de campo. Considerando as visões dos alunos-professores a respeito de leitura crítica ao desenvolverem eventos de leitura com seus alunos, analisei a forma pela qual tais visões se espelharam em sua prática pedagógica iniciante. Para viabilizar essa análise, foram considerados alguns conceitos relacionados a questão da criticidade, a saber: concepções de leitura crítica, características de um leitor crítico, a leitura considerada por um prisma de evento social, aspectos de (des)contextualização responsáveis por problemas na construção de sentido na interação, as visões dos participantes quanto a sua atuação enquanto leitores e, por fim, implicações diversas destes conceitos em sua prática pedagógica. Os dados sugerem que, na trajetória de construção de seu novo papel, o desenvolvimento da relação destes participantes com aspectos da leitura não se configura de maneira simples ou mesmo fácil para todos eles: os alunos-professores parecem se apresentar como leitores críticos em potencial através de um processo reflexivo, árduo e marcado por avanços e retrocessos. Embora não acontecendo de maneira uniforme ou regular, a presença do componente de criticidade na leitura pôde ser notada, nos momentos da prática pedagógica analisados, como fruto de uma passo inicial de conscientização dos participantes, sugerindo ser o desenvolvimento de atitudes e valores críticos um aspecto relevante na formação do professor de língua estrangeira

Fonte: ACERVUS-UNICAMP