Em busca de um novo fazer da leitura na escola
Autor: FIGUEIREDO, Eunice Reis
Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1990 Orientador: Maria Bernadete F. de Oliveira
Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática
Instituição: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, UFRN Cidade/Estado: Natal/RN
Descrição: Teve por objetivo realizar, em uma escola pública, um trabalho de leitura que buscasse alternativas para o conjunto de modelos mecânicos que são utilizados para o desenvolvimento dessa atividade. O estudo foi realizado no Centro Educacional número 03 de Sobradinho, cidade satélite de Brasília. Foi estabelecido contato com o corpo docente, discente e com o pessoal de apoio da escola. A coleta de dados foi feita com o auxílio de um questionário. A amostra constou de 22 alunos das duas 7ª séries do 1º grau. Os resultados apontam para um baixo rendimento dos alunos em relação à leitura. Os motivos apontados pelos professores foram: baixo salário, fadiga e repressão dentro da escola, o que não permite mudanças. Os alunos são provenientes de famílias de baixa renda e a escola não possui biblioteca adequada. O estudo indica a necessidade de intensificar investigações sobre o problema da leitura na escola.
Fonte: CD-ROM da ANPED