Fiando as tramas do texto: a produção de sentidos no atelier de leitura e produção textual

Autor: FIGUEIREDO, Ivone de Lucena

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1997 Orientador: Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Ciências e Letras, UNESP Cidade/Estado: Araraquara/SP

Descrição: Baseado no pressuposto de que o sentido não é fixo, mas é construído, interessou-nos saber como os alunos de terceiro grau das oficinas de textos no Atelier de Leitura e Produção Textual (ALPT), construíram o sentido a partir de um texto motivador.Para traçarmos os pressupostos básicos que definiriam o nosso estudo, percorremos, em primeiro lugar, teorias do texto. A Semiótica com seus estudos sobre percurso gerativo de sentido, postulado por Greimas, e a Análise do Discurso (AD), defendendo conceitos fundamentais que estabelecem a relação da língua com a história, nos ofereceram suportes teóricos para exame do texto como "objeto de significação" e como "objeto de comunicação".Optando por esse caminho - análise interna e análise externa do texto - identificamos as manobras discursivas e os reflexos de ideologias que construíram o sentido. A análise dos textos dos alunos visa a fundamentar a nossa hipótese de que, se o aluno for colocado diante de situações em que possa fazer semioses, ele será conduzido a organizar e construir, mais facilmente, textos, revelando uma competência textual que faz dele um "escritor".

Fonte: Tese