A interferência de fatores afetivos na leitura: atitudes do professor e do aluno

Autor: FIGUEIREDO, Regina Claudia

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1998

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: UFCE Cidade/Estado: Fortaleza/CE

Descrição: Pesquisas na área da leitura têm demonstrado que algumas metodologias aplicadas em sala de aula não estimulam no aluno o hábito de ler e o gosto pela leitura. Com base nisto, este estudo tem como objetivo maior verificar, experimentalmente, a influência das atitudes positivas do professor na disciplina de Língua Portuguesa ao trabalhar a leitura em sala de aula. Utiliza uma amostra de 65 alunos de 7ª série, pertencentes a duas escolas da rede municipal de ensino, do curso noturno - de uma escola foi formado um grupo experimental, e da outra, o grupo de controle. Este experimento de vale, principalmente, do modelo de Aquisição de Atitude Positiva de Leitura, proposto por Mckenna (1994) e da Teoria CSA de Aprendizagem, proposta por Pinto ( 1993/1984 ). Baseia-se em 45 sugestões pedagógicas, a partir das quais foram elaboradas 22 atividades que foram aplicadas, durante o ano letivo de 1997, no grupo, experimental. Utiliza o teste "T" de Student do programa SPSS ( Statistical Package for the Social Scienses ) para a análise da significância da variação do grau de positividade de atitude dos alunos em relação à leitura nas duas situações de sala de aula, bem como da influência dos fatores afetivos no nível de compreensão leitora. A partir da análise quantitativa os dados revelam que os alunos sob a interferência de atitudes positivas intencionais do professor apresentam grau de positividade de atitudes significativamente diferente dos alunos submetidos ao ensino convencional de leitura. No entanto, este resultado não interferiu no nível de compreensão leitora.

Fonte: Tese