Compreensão de textos por adolescentes surdos

Autor: FRIAES, Hilda Maria dos Santos

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1999 Orientador: Maria Cristina da Cunha Pereira

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Este trabalho teve como objetivo entender como se dá a compreensão da leitura por estudantes surdos e qual o papel que a restrição do vocabulário desempenha nesta tarefa. Os surdos tem sido vistos, na literatura, como maus leitores devido, principalmente, a dificuldade que muitos apresentam na compreensão de textos e aos baixos níveis de leitura por eles alcançados. Foram sujeitos desta pesquisa quatro (04) estudantes das últimas séries do ensino fundamental do Instituto Educacional São Paulo (Iesp), uma escola especial para surdos - da divisão de ensino e reabilitação dos distúrbios da comunicação (derdic), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo.

Fonte: IBICT