Práticas de leitura e a formação do leitor no cotidiano da sala de aula

Autor: FURLAN, Patricia Lazzarini

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1992 Orientador: Regina Alcantara de Assis

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, PUC-RJ Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Descrição: Através de uma pesquisa realizada numa turma de 3ª e outra de 4ª série de uma escola particular do município do Rio de Janeiro, busca caracterizar o processo de formação do leitor a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas na área de comunicação e expressão que visam o ensino da leitura. O estudo baseia-se em diferentes concepções de leitura existentes evidenciando algumas contribuições de Vygotsky, bem como a concepção de linguagem como interação (segundo Orlandi, Bakhtin e outros) e de leitura como processo, como possíveis caminhos para a formação de leitores críticos e reflexivos.

Fonte: CD-ROM da ANPED