Uma resposta às dificuldades na leitura e produção de textos

Autor: FURTADO, Elsa

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1998 Orientador: Rafael Eugenio Hoyos-Andrade

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Ciências e Letras, UNESP Cidade/Estado: Assis/SP

Descrição: Este trabalho originou-se de uma preocupação prática: às dificuldades que os alunos têm para ler e escrever textos, já exaustivamente discutidas sob a ótica dos professores; por isso, vamos trata-las, aqui, do ponto de vista dos alunos.Iniciamos o estudo com uma pesquisa de campo (trezentos e noventa e nove alunos/informantes), partindo do pressuposto de que a relação professor-aluno se constrói num percurso gerado pelo fazer de ambos e tentamos identificar em que momento deste percurso se localizam as dificuldades para realizar os fazeres aprender-ensinar de ambos.Fizemos uma leitura discursiva do universo escola, destacando aspectos patêmicos que podem (des)construir esta relação e procurando também mostrar de que forma sentimentos como identidade ou empatia entre os sujeitos (des)favorecem o sucesso da relação e, por conseqüência, o sucesso do fazer de cada um deles. Procuramos determinar, ainda, o papel que a interação assume neste contexto.No entanto, mais que ler o universo escolar; era preciso repesar o fazer de professores-alunos, uma vez que o problema está neste fazer, como destacam os currículos escolares. Como o professor é sujeito destinador do fazer didático, toda mudança deve partir dele, através da sua opção por novos métodos de ensino e, por isso, encerramos o trabalho apresentando diretrizes de uma metodologia didática, em cuja eficácia acreditamos, para a construção de sujeitos competentes no ler-escrever textos e, conseqüentemente, no ler-escrever a vida.

Fonte: Tese