Leitura: a prática dos alfabetizadores a luz da psicolingüística

Autor: GAMA, Lucia Helena Correa

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 2000 Orientador: Márcia Helena Boechat Alves Fernandes

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Departamento de Lingüística, UFU Cidade/Estado: Uberlândia/MG

Descrição: A pesquisa teve como objetivos: identificar os saberes dos alfabetizadores em relação à leitura e seus conceitos em relação à forma pela qual o aluno aprende a ler; evidenciar a prática de ensino de leitura desenvolvida pelos professores alfabetizadores e analisar a prática do ensino de leitura desenvolvida por eles e a interação professor-aluno, à luz da Psicolingüística, através da aplicação dos instrumentos de pesquisa. Para tanto, foram pesquisados 15 professores que trabalhavam com as séries iniciais, através de um estudo de caso, uitlizando-se como procedimentos a observação em sala de aula da escola, a entrevista semi-estruturada e o questionário. O local escolhido para se realizar a pesquisa foram duas escolas municipais da periferia de Uberlândia , que atendiam somente as primeiras séries.Os dados foram tabulados e categorizados para permitir uma análise mais ampla das descobertas, sem a pretensão de fazer generalizações. As descobertas confirmaram os pressupostos iniciais segundo os quais os alfabetizadores não tinha clareza da concepção de leitura que sustenta sua prática e mostraram também que existia uma grande diversidade de idéias e concepções contraditórias sobre o ensino de leitura. Apontaram, ainda, para o fato de que a maioria dos professores pesquisados preocupavam-se na sua prática somente com o trabalho de leitura voltado para a superficialidade do texto, ou seja, com a decodificação dos signos lingüísticos, sem preocupar-se com a busca do sentido.Evidenciaram, outrossim, que em relação à contradição teórica prática manifestada pelos docentes, a Psicolingüística poderia fornecer valiosos instrumentos e aparato teórico para superar grandes dificuldades encontradas nesse campo de atuação de professores.

Fonte: Resumo adaptado da Tese