Leitura de textos autênticos em inglês em contexto de ensino de ciência e tecnologia

Autor: GARIGLIO, Maria Inês

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1996 Orientador: Heitor Garcia de Carvalho

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Cidade/Estado: MG

Descrição: A análise de necessidades dos graduandos em Engenharia Industrial do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais apontou para o desenvolvimento da habilidade lingüística da leitura de textos técnico-científicos autênticos, redigidos em língua inglesa, como prioridade a ser atingida dentro do âmbito da atuação da disciplina Inglês Técnico. Assim, as variáveis que poderiam interferir no processamento textual, e consideradas como as mais importantes pela literatura consultada, foram objeto da pesquisa. Entretanto, a analise dos dados empíricos coletados mostrou que as variáveis consideradas não eram suficientes para explicar os resultados obtidos. Assim, outras fontes teóricas foram buscadas para que se revelassem outras possíveis interferências no processamento textual. A contribuição dada pela pesquisa realizada no processamento computadorizado da linguagem natural e representação do conhecimento, além daquela relacionada às concepções internalizadas de aprendizagem dos alunos, forneceram fundamentação teórica que constituiu cenário para uma analise melhor. Concluiu-se que o aluno real e não o ideal precisa ser objeto de outras pesquisas para que se possa chegar a proposições pedagógicas e metodológicas mais adequadas ao ensino significativo.

Fonte: CD-ROM da ANPED