Música e linguagem verbal: uma análise comparativa entre a leitura musical cantada e aspectos selecionados da leitura verbal

Autor: GOLDEMBERG, Ricardo

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1995 Orientador: Márcia Regina Ferreira de Brito

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, UNICAMP Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: Esse trabalho teve o propósito de examinar as relações entre a leitura musical cantada a primeira vista e determinados aspectos de aptidão lingüística relacionados a leitura verbal. Variáveis musicais, lingüístico-analíticas e auditivas foram testadas em uma mostra de 48 estudantes universitários de música. A análise dos resultados indica que existem baixas correlações positivas entre as variáveis lingüístico-auditivas e as variáveis musicais ao passo que as variáveis lingüístico-analíticas têm coeficientes mais próximos de zero. Entretanto, as diferenças entre esses índices de correlação não são significativos. Conclui-se que as baixas correlações encontradas podem ate sugerir a existência de fatores comuns entre a leitura cantada e a leitura verbal mas que, enquanto esses fatores não forem determinados com maior exatidão, as analogias entre os dois tipos de leitura devem ser feitas sempre de forma cautelosa.

Fonte: CD-ROM da ANPED