Comportamento Precorrente Auxiliar: Efeitos da quantidade de treino sobre a simulação de escrita generalizada

Autor: GOSH,Cristiane Scolari

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 2000 Orientador: Jorge Mendes de Oliveira Castro Neto

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: UnB Cidade/Estado: Brasília/DF

Descrição: Um procedimento de pares associados com resposta precorrente auxiliar foi levemente modificado para se assemelhar mais com as situações de escrita e leitura, fazendo com que a situação de estímulo contivesse o mesmo número de caracteres arbitrários que a situação de resposta, simulando relações unívocas entre grafemas e fonemas. Dezoito participantes passaram inicialmente por sessões de treino, durante as quais deveriam aprender pares de conjuntos e códigos. Após estas sessões, os participantes passaram por sessões de teste onde os pares das sessões de treino foram reapresentados, porém, com recombinação dos caracteres que compunham os conjuntos e os códigos. Em seis grupos experimentais das sessões de treino manipulou-se a quantidade de treino (2, 4 ou 6 blocos de tentativas consecutivos sem resposta precorrente auxiliar e sem erro para terminar a sessão) para aprender os pares associados utilizados na tarefa. Os conjuntos (caracteres que compunham o primeiro membro dos pares associados) foram compostos por cores, formas geométricas ou formas arbitrárias. Conjunto e ordem de apresentação das sessões foram variáveis balanceadas para um maior controle experimental, mas não foram as variáveis independentes de interesse. Os resultados indicaram uma diminuição na duração total da resposta precorrente auxiliar do treino para o teste. Não se observou efeito da quantidade de treino nas sessões de teste sobre a duração total da resposta precorrente auxiliar, possivelmente devido à complexidade da tarefa utilizada. Os conjuntos utilizados na tarefa tiveram efeito sobre a duração total da resposta precorrente auxiliar nas sessões de teste, indicando diferenças talvez dependentes da familiaridade do material utilizado como conjunto. O desempenho dos participantes nas sessões de teste esteve sob controle de unidades menores, assemelhando-se ao desempenho de leitura generalizada. Tais resultados encorajam a utilização deste tipo de procedimento para investigar algumas variáveis relacionadas ao ensino de leitura e para analisar os efeitos da complexidade de diferentes tarefas.

Fonte: UNB