Contribuições ao estudo da leitura entre estudantes universitários - análise empírica da leitura e do uso de bibliotecas entre alunos do curso de graduação do Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo

Autor: GRANJA, Elza Correa

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1985 Orientador: Maria Helena F. Steiner

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Instituição: Instituto de Psicologia, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Análise de leitura dos estudantes do curso de graduação em Psicologia da USP. O aluno/leitor constitui o objeto central desta análise que tem como pano de fundo diversos contextos sociais e culturais dos quais tem participado durante a sua vida. A leitura é abordada de maneira "guestáltica" buscando-se, basicamente, as variáveis interrelacionadas em três momentos que se mostram significativos na vida do estudante universitário enquanto leitor: a leitura na sua prática acadêmica, a leitura no lazer, e, por fim, os possíveis reflexos de tais experiências no uso da biblioteca do Instituto de Psicologia e mesmo de outras bibliotecas. A pesquisa abrange a população total de estudantes que freqüentavam aquele curso no segundo semestre de 1984 e utiliza questionário semi-estruturado e pré-codificado como instrumento de coleta de dados. A análise e interpretação dos dados obtidos permitiram avaliar o espaço que a leitura ocupa na vida dos estudantes focalizados e constatar a presença de fatores provenientes não só do meio universitário, mas também de outras variáveis analisadas, que afetam direta ou indiretamente a sua atividade de leitura, suas preferências no lazer e o uso que faz de bibliotecas. Concluímos que a leitura relacionada ao curso em questão ocupa um espaço relativamente pequeno na vida da população analisada.

Fonte: Tese