O fator de previsibilidade e seus efeitos sobre as estratégias de compreensão e leitura

Autor: GRIGOLETTO, Marisa

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1987 Orientador: Mary A. Kato

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Letras e Artes, PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Nosso objetivo neste trabalho foi analisar a influência da previsibilidade como fator facilitador no processo de compreensão e retenção em leitura. Nossa hipótese é de que um texto que apresente um grau de previsibilidade (a nível informacional e retórico) potencialmente alto permite maior fidelidade de compreensão que outro texto com características opostas. Hipotetizamos também que esse fator deve determinar diferenças no uso de estratégias de compreensão. Para testar essas hipóteses, realizamos um experimento de leitura e evocação por escrito de dois textos: um com conteúdo informacional e estrutura retórica potencialmente previsíveis e outro pouco ou nada previsível nesses dois aspectos. Em nossas conclusões apresentamos a confirmação de nossas hipóteses e extensa discussão a respeito das possíveis estratégias de compreensão utilizadas (sobre as quais especulamos através de inferências sobre o processo de compreensão) à luz de teorias sobre compreensão em geral, leitura em particular e aprendizagem. Nossas conclusões apontam também para a confirmação da existência de estruturas de conhecimento organizado (esquemas) na memória, para a importância do conhecimento prévio na compreensão e, ainda, para a necessidade de conteúdo estruturado e coerente que nossa memória requer para a compreensão.

Fonte: Tese