Processo de formação do leitor: relato e análise de quatro histórias de vida

Autor: GROTTA, Ellen Cristina Baptistella

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 2000 Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Instituição: Faculdade de Educação, UNICAMP Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: Esta pesquisa insere-se no campo das discussões sobre leitura, elucidando questões referentes ao processo de formação do leitor, a partir de um caminho ainda pouco trilhado por outros pesquisadores.Por meio de entrevistas recorrentes, investiga-se na história de vida de quatros sujeitos, quais experiências e interações com o texto escrito, com a leitura e com outros leitores foram determinantes para que se constituíssem como sujeitos/leitores. Dessa forma, busca-se analisar que experiências são significativas para o processo de formação de leitores, a partir do que lembra(m) e relata(m) o(s) próprio(s) leitores, a respeito de sua(s) história(s) de vida e de relações com a leitura.Dentre os autores que fundamentam as discussões e análises aqui presentes estão principalmente Bakhtin, Orlandi e Geraldi sobre questões referentes à linguagem e ao sentido; Vygotsky e Smolka nas discussões sobre a leitura enquanto atividade lingüística que participa da/na constituição do sujeito; Chartier na abordagem teórica da leitura como objeto de investigação e Wallon na análise do caráter afetivo que permeia toda e qualquer interação social, imprimindo um sentido afetivos aos objetos da cultura, no caso a leitura.

Fonte: ACERVUS-UNICAMP