Testes de leitura: o discurso do professor em questão

Autor: GUEDES, Rosa M. Ferreira

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1988 Orientador: Magda Soares

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Letras, UFMG Cidade/Estado: Belo Horizonte/MG

Descrição: Neste trabalho apresenta-se um estudo de caso em que se analisa o discurso do professor em questões de testes de leitura intensiva, com o objetivo de verificar a adequação desse discurso ao aluno e ao processo de leitura avaliado. Foram utilizados cinco testes de leitura, aplicados a alunos da 5ª série do 1° grau, de diferentes escolas da rede pública. As questões dos testes foram agrupadas de acordo com os seguintes tipos: de vocabulário, de estrutura, de compreensão e de julgamento. Nas questões de cada um desses tipos observaram-se a concepção de leitura subjacente, o objetivo da questão e os fatores que interferem na compreensão leitora, relacionados ao que o professor não diz e ao que o professor diz inadequadamente; enfim, às condições de produção da leitura dos testes. Conclui-se que problemas do discurso do professor interferem na compreensão das questões pelos alunos, provocando o fracasso e comprometendo a eficiência do teste como instrumento de avaliação da leitura de textos.

Fonte: Tese