Por uma proposta de articulação de leitura e escrita como práticas sociais

Autor: GUIMARÃES, Maria Flora

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1999 Orientador: Helena Hathsue Nagemine Brandão

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: A proposta de articulação de leitura e escrita como práticas sociais tem como objetivo desenvolver a competência discursiva - leitora e textual - e a criticidade dos alunos. Para isso parte-se de uma prática em que a leitura e a escrita se complementam dialogicamente, levando o aluno ora a se posicionar como leitor/receptor que interpreta, ora como locutor/produtor que opina sobre o que lê através de texto impresso. O presente trabalho faz o relato de uma "pesquisa-ação" de caráter longitudinal. Alunos de 5ª continuam a ser observados na 7ª série, possibilitando que implementações e reflexões se articulem dinamicamente. A proposta fundamenta-se na concepção socio interacionista de linguagem, especialmente no dialogismo bakhtiniano, perseguindo as linhas teóricas da Análise do Discurso em diálogo com a Teoria da Enunciação e a Semântica Argumentativa. As atividades propostas levam o aluno a construir o sentido do que lê, conforme as condições de produção. Levam também ao convívio com diferentes gêneros textuais e discursivos, para que os alunos construam suas próprias histórias de leitura e para que registrem seus comentários segundo as modalidades dos escritos sociais. As atividades incentivam, ainda, interpretações não-especialistas, absorvendo, no ato da escrita, a experiência de oralidade dos alunos, que num contínuo, começam a dominar as especificidades da escrita. O corpus está constituído pelas produções dos alunos/leitores elaboradas com a intenção de persuadir os colegas à adesão de suas sugestões de leitura. A análise dos bilhetes e resenhas permite acompanhar a evolução dos alunos, quer como leitores ativos que se tornam autônomos e críticos, quer como produtores que organizam seus textos com desenvoltura e textualidade.

Fonte: DÉDALUS-USP