O comportamento da influência da habilidade de leitura no desenvolvimento da consciência fonológica

Autor: HARTEN, Ana Claudia Marinho

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1994 Orientador: Antonio Roazzi

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia, UFPE Cidade/Estado: Recife/PE

Descrição: Muitos estudos foram realizados para analisar a relação entre consciência fonológica e aquisição do sistema de escrita, gerando, por sua vez, muitas controvérsias, investigamos o comportamento da relação consciência fonológica e aquisição do sistema de escrita entre crianças brasileiras, a partir de variáveis alfabetização e habilidade de leitura.Foram avaliadas 126 crianças compreendidas numa faixa etária de 6 a 12 anos. Entre as crianças, 104 eram leitoras, sendo 52 provenientes de uma escola particular; e 52, de uma escola pública da cidade do Recife. As outras 22 crianças eram vendedores ambulantes analfabetos que não freqüentavam escola. Cada grupo foi submetido a tarefas de controle (subteste Vocabulário e Dígitos do WISC), tarefas de categorização, segmentação e inversão de sons, além de tarefas para avaliar as habilidades de leitura.As avaliações dos grupos de crianças da escola pública e das crianças analfabetas fizeram parte do Estudo I, cujo objetivo principal foi investigar a influência da alfabetização cobre o desenvolvimento da consciência fonológica. No Estudo II, comparamos os dois grupos de crianças alfabetizadas, com o objetivo de analisar a influência das habilidades de leitura sobre a consciência fonológica destas crianças. Foi alvo de análise, também, o efeito do tipo de escolaridade (pública e particular) sobre o desenvolvimento da consciência fonológica.Os resultados descritos neste trabalho sugerem que a capacidade de manipulação dos sons da fala se mostra dependente em maior ou menor grau do processo de alfabetização de acordo com os níveis de complexidade destas manipulações. Observemos que o nível de segmentação implícito na capacidade da criança de apreciar similaridades sonoras entre as palavras é anterior ao processo de alfabetização, embora seja bastante incrementado cor este processo. Por outro lado, os níveis de segmentação e de inversão de sons, parecem ser bem mais dependentes do processo de alfabetização.Este mesmo padrão de efeito foi identificado entre as habilidades de leitura. Tanto as tarefas que envolveram operações mais complexas dos sons da fala, como as condições destas tarefas que envolveram operações mais complexas dos sons da fala, como as condições desta s tarefas que envolveram operações mais complexas dos sons da fala, como as condições destas tarefas que requisitaram manipulações de fonemas se mostraram mais influenciadas pelas habilidades de leitura das crianças. Por fim, não foi identificado um efeito da variável do tipo de escolaridade sobre o desempenho das crianças. As possíveis diferenças entre as crianças da escola pública e particular não se apresentam tão incisivas quando se leva em consideração a habilidade de leitura.

Fonte: Tese