Ler sem Doer - Perspectivas Para a Leitura da Literatura no Ensino Médio

Autor: LOPES, Micheline Lage

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1999 Orientador: Hilda Orquídea Hartman Lontra

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Departamento de Literatura Brasileira, UnB Cidade/Estado: Brasília/DF

Descrição: Refletir a respeito do ensino de literatura, formular alternativas de procedimento didático aproximando a leitura da literatura à da arte, oferecendo, dessa forma, subsídios e sugestões para a ação dos professores de literatura são os objetivos desta pesquisa, situada no Distrito Federal. Os dados que compõem o corpus de análise foram coletados por meio de questionários aplicados a docentes do ensino médio. Os professores realizaram trabalhos escritos, envolvendo questões de leitura, literatura e ensino que transcendem à realidade espacial de onde provêm e onde atuam os informantes. A análise dos dados apontou como maior deficiência a ausência de propostas metodológicas para o ensino de literatura sob o foco da leitura comparativa entre textos de diferentes naturezas. As avaliações favoráveis dos professores ao término da pesquisa reiteram a certeza de que é possível desenvolver uma metodologia da leitura da literatura capaz de assegurar a ampliação de horizontes dos sujeitos, proporcionando prazer, conhecimento e consciência, sublinhando, assim, o caráter político e transformador da tarefa educativa.

Fonte: UnB