Evolução do conceito de leitura: um estudo com alunos do 1º grau

Autor: LOPES, Rita de Cássia Campos

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1994 Orientador: Vilson J. Leffa

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Instituição: Instituto de Letras, UFRGS Cidade/Estado: Porto Alegre/RS

Descrição: Esta dissertação tem por objetivo descrever aspectos evolutivos e sociais do conceito de leitura em alunos de 2ª a 8ª séries do 1º grau. Através dos modelos psicolingüísticos, fez-se um levantamento dos conceitos referentes ao significado de leitura, portadores de texto, estratégias e finalidades da leitura. O modelo sociolingüístico foi utilizado para determinar a interferência da classe social nas respostas dos alunos. Os dados obtidos foram apresentados, analisados e discutidos através de procedimentos estatísticos adequados. Os resultados mostram que, no sentido de evolução do conceito de leitura, há uma ampliação conceptual em termos quantitativos e qualitativos. Os alunos das séries finais vêem a leitura não apenas como uma atividade da sala de aula, mas como um instrumento de acesso ao mundo externo. No tocante ao aspeto sociolingüístico, observou-se que os alunos da escola particular (EP) concebem a leitura como um instrumento de lazer, enquanto os alunos da escola pública (EPb) vêem-na como um instrumento de trabalho.

Fonte: Tese