A utilização dos textos e o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo: uma pesquisa-ação no ensino noturno de escola pública

Autor: LUIZ, Jhansy Colares

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1992 Orientador: Maria Emília Amaral Engers

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, PUC-RS Cidade/Estado: RS

Descrição: Analisa o nível e utilização adequada de textos, como subsídio em sala de aula, proporciona aos alunos o desenvolvimento do pensamento crítico, interesse pela leitura e formação do hábito de ler. Os instrumentos para coleta de dados foram questionários, entrevista e observação direta em sala de aula. A pesquisa tem características de estudo descritivo em uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. No decorrer do estudo enfatizou-se que a leitura é um dos elementos desencadeadores da integração do indivíduo ao contexto em que atua e possibilita uma revalorização de conceitos através da melhor compreensão do que está sendo lido, interligando o tema ao seu cotidiano e a sua prática. Concluiu-se que há necessidade de ser repensada a importância dada aos textos de leitura como fonte ou recurso didático.

Fonte: CD-ROM da ANPED