A interferência da formação do professor em aulas de leitura em língua estrangeira

Autor: PAULA, Márcia Maria Souza da Costa Moura de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1996 Orientador: Maria José Rodrigues Faria Coracini

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Instituição: Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: Este estudo é uma reflexão sobre o processo de formação do professor de Língua Estrangeira, em aulas de leitura de 2º grau. Tivemos como objetivo rastrear, na fala do professor, manifestações lingüísticas da sua formação para analisar a relação professor-aluno-material didático. Para tanto, foram analisadas gravações em áudio, num total de 42 aulas, em duas Escolas Estaduais, juntamente com respostas dos professores a um questionário, para que pudéssemos embasar e confrontar o que é dito e o que se pensa fazer em aula. Este trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro, preocupamo-nos com o enquadramento teórico. Para tanto, buscamos enfocar os implícitos ideológicos, os valores e crenças que perpassam os discursos dos professores, as características e/ou convenções que determinam as formas de expressão dos processos de produção da leitura e interpretação, a fim de conhecermos as condições de produção do discurso realizado pelos professores em suas aulas. O segundo capítulos contextualiza a estrutura do ensino de 2º grau e a política educacional da Universidade numa retrospectiva histórica, e descreve as condições de produção do ensino. O último capítulo, fundamentado na pesquisa realizada em sala de aula e nos dados obtidos no questionário, leva-nos a afirmar que o fenômeno da manifestação da formação do professor na prática didática e pedagógica, nas suas formas de agir e dizer, é inconsciente no professor - esta manifestação existe em nível ideológico - em seu discurso, no modo como lida, vê, entende, conceitua texto, leitura, levando para seus alunos a verdade do saber em Língua Estrangeira, numa situação de comunicação, em instâncias enunciativas, como aulas de leitura dessa disciplina. Manifestou-se, em nossa análise, o caráter argumentativo, autoritário do professor, como tentativa de transparência da linguagem e necessidade de materialidade objetiva e na crença de que o seu discurso contém sempre a verdade. As aulas de leitura analisadas reproduzem, portanto, o paradigma tradicional da situação pedagógica de sala de aula e o continuísmo da formação dos professores como decorrência da ideologia dominante.

Fonte: ACERVUS-UNICAMP