Leitura e reprodução de textos: informações objetivas e criatividade

Autor: PEDROSA, Cleide Emília Faye

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1988 Orientador: Luiz Antonio Marcuschi

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Centro de Filosofia e Ciências Humanas, UFPE Cidade/Estado: Recife/PE

Descrição: Esta pesquisa está fundamentada na noção do texto, enquanto artefato lingüístico (nível de informações objetivas) e enquanto proposta de sentido (nível de intenções e inferências); e na noção de leitura, como um processo de interação entre leitor-texto-autor. Na relação leitor-texto, obtêm-se as informações objetivas (1° nível do texto) e na relação leitor-texto-autor, as inferências (2° nível do texto). O objetivo da pesquisa é apresentar um tipo de teste eclético para lidar com o uso da língua escrita, de forma a atender o desenvolvimento progressivo dos alunos em relação à compreensão e reprodução escrita de textos, sob dois pontos de vista: informações objetivas e criatividade. Este tipo eclético foi testado usando-se textos narrativos e tendo como informantes, alunos da 7ª série da rede estadual de ensino. Além daquele tipo de teste foram aplicados outros na fase piloto da pesquisa, como também atividades intermediárias e exercícios específicos, cujos objetivos e conteúdos convergiram para o objetivo geral do trabalho. A validade do teste eclético ficou evidenciada através dos resultados registrados que, juntamente com os resultados dos testes da fase piloto e das atividades e exercícios, possibilitaram sugestões didáticas que foram incluídas na conclusão deste experimento.

Fonte: Tese