Desenvolvimento de leitura em alunos de 2ª, 3ª, 4ª séries de escola rural

Autor: PEDROZA, Roberto Castanho

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1984 Orientador: Mary A. Kato

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Letras e Artes, PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Este trabalho teve como proposta investigar o desenvolvimento da leitura em alunos de 2ª, 3ª e 4ª séries de escola rural. Optamos por trabalhar com crianças da zona rural devido à experiência do pesquisador como professor de escola rural e escolhemos a 2ª, 3ª e 4ª séries do primeiro grau. Categorizamos os comportamentos observáveis em leitura oral (gravações) e em leitura silenciosa (teste cloze) de 33 crianças. Determinamos, a seguir, as estratégias de leitura subjacentes a esses comportamentos observados. Com as estratégias definidas, estabelecemos níveis de leitura e características de leitura. Concluímos que há uma relação entre o nível de desempenho em leitura oral e em leitura silenciosa. Os grupos de leitores definidos pelos níveis de leitura não pertencem às mesmas séries formais, pois alunos de séries diferentes podem usar as mesmas estratégias, conforme o desenvolvimento individual. Assim, as classes são necessariamente heterogêneas e a escola deve atender, em uma mesma série formal, diferentes tipos de demanda.

Fonte: Tese